13 abril 2009

Baile da Pinha fez sucesso!

Quando nos propomos fazer alguma coisa, temos sempre espectativas de sucesso! Pois bem, as espectativas foram superadas...
A decoração primaveril, a pinha nova e as mais de 150 pessoas presentes, criaram um ambiente de festa e o Baile da Pinha/Primavera foi um sucesso!
Os Reis 2008 (Rei - Henrique Gaio e Rainha Mãe - Maria Ernestina) coroaram os novos Reis (Hélder e Fernanda Páscoa) que, ainda que surpreendidos, erradiavam uma "nobre felicidade".
E assim se vão vivendo as tradições da nossa "...terra tão querida"!
Susana Garcia

08 abril 2009

BAILE DA PINHA 2009

A não esquecer: BAILE DA PINHA.
DIA 11 DE ABRIL pelas 21H no salão da CCRC.
O RFC conta com a presença de todos.
NOVIDADES NO AR!!!!

22 março 2009

Reinicio dos Ensaios

Informa-se a todos os elementos do RFC que os ensaios dos adultos retomarão o seu funcionamento normal no dia 28 de Março pelas 21h. Contamos com a vossa presença.

10 março 2009

Fotos Noite de Fados

Tal como tem vindo a ser hábito aqui se colocam algumas fotos da belissima Noite de Fados realizada pelo RFC no ultimo dia 07 de Março de 2009. Apresentam-se fotos do salão depois de dispostas e decoradas as mesas, fotos dos artistas convidados e fotos da surpresa da noite - a actuação de dois jovens, Daniel Pinto e João Pedro. A todos agradecemos a presença e contribuição para a realização de uma belissima noite.

09 março 2009

Festival Nacional de Folclore

No quadro da comemoração do 51º Aniversário do Rancho Folclórico Fazendeiros e Montemor-o-Novo, irá realiza-se no próximo dia 14 de Março de 2009, o Festival Nacional de Folclore. O Rancho Folclórico do Ciborro congratula o Rancho Folclórico Fazendeiros e Montemor-o-Novo dando votos de longa continuidade.

01 março 2009

Grandiosa Noite de Fados

Se o Folclore é a expressão das nossas raízes, também o Fado é a melodia que nos identifica e encanta! Então o Rancho Folclórico do Ciborro vai promover uma noite acolhedora, com petiscos e ao som dessa grandiosa musica portuguesa que é o Fado. Será no dia 7 de Março, pelas 21h, na Casa de Cultura e Recreio do Ciborro. Apareça!
Susana Garcia

23 fevereiro 2009

Carnaval 2009

Realizou-se no dia 21 de Fevereiro mais um bailde Carnaval organizado pelo RFC, que contou também com cooperação dos jovens da aldeia os quais realizaram a tradicional queimação dos bonecos. Um baile muito animado e colorido. Aqui deixamos alguma fotos para mais trade recordar: Aqui ficam também alguns dos muitos mascarados presentes:

14 fevereiro 2009

Actividades - ANO 2009

Tal como no ano de 2008, o RFC será, este ano, promotor de várias actividades tendo como objectivo angariar fundos para as nossas despesas correntes. Começaremos este ano com o BAILE DO CARNAVAL a realizar no dia 21 DE FEVEREIRO, na Casa de Cultura e Recreio do Ciborro. Iniciaremos esta festa com a tradicional QUEIMAÇÃO a começar por volta das 20h30, seguida do aguardado baile de carnaval.
CONTAMOS COM A VOSSA PRESENÇA

08 fevereiro 2009

Sorriso firme

De sorriso firme

De querer sossegado

A agilidade nas suas mãos

Num desassossego de castanholas

Que toca com altivo agrado

Mãos de vontade e saber

Modo certo

Mãos de magia de artesão

Espirito aberto

Mente sã e jovial

Disposto... sereno!

O som bravo das castanholas o encantou...

Com bravura nas castanholas nos brindou...

E quando tanto havia a dar um sono profundo o levou...

Obrigado Sr. António (Calhambornas)

Susana Garcia

06 fevereiro 2009

Ensaios

Devido aos recentes acontecimentos os ensaios ficarão suspensos por tempo indeterminado. Contamos com a compreensao de todos e consequente apoio aos elementos que sofreram perdas irreparáveis e que concerteza precisarão de todo o nosso apoio.

Solidariedade

Também na quinta-feira (dia 05) faleceu, devido a um acidente, a mãe do Sr. Lidório, acordeonista do nosso rancho. À familia apresentamos as nossas condolencias, e vontade de ajudar a minimizar o impacto desta tragica perda.

Adeus

Esta foi uma semana de grande tristeza para o nosso Rancho. Partiu esta quinta-feira (dia 5) o Sr. António, conhecido entre nós por Sr. Calhambornas. Uma fatalidade que caiu sobre familiares e amigos sem que alguma coisa nos fizesse antever tal fim. Ao nosso rancho deixa saudade, pela força e dedicação que tinha por este grupo. O elemento mais idoso deste grupo deixou-nos, mas permanecerá sempre nas nossas memórias. À familia deixamos os nosso sinceros sentimentos.

22 janeiro 2009

Almoço de Convivio

Irá realizar-se um almoço de convivio no dia 01 de Fevereiro pelas 13h na Casa de Cultura e Recreio do Ciborro. Este almoço tem como objectivo reunir os membros do RFC e seus familiares num momento de descontração e convivio. Solicita-se a todos os membros que confirmem a sua presença, o numero de convidados e o que levam até ao dia 24 de Janeiro às 21h, hora em que se realiza o ensaio.

13 janeiro 2009

Ensaios

Aos seguidores do Rancho Folclorico do Ciborro, cabe-nos informar que os ensaios passam a ser quinzenais, a realizar ao sábado. Nesta lógica, o próximo ensaio será dia 24 de Janeiro às 21h. O próximo ensaio assistido será no dia 07 de Fevereiro.

06 janeiro 2009

Reiniciação dos Ensaios

A todos os elementos e seguidores do RFC, inofrmamos que iremos retomar os ensaios no dia
10 de Janeiro de 2009
Para os infantis - 16 h
Para os adultos - 21 h
Os ensaios serão assistidos. Esperamos pela vossa presença.

28 dezembro 2008

Edição de Dezembro do Montemorense

Foi-me comunicado, através do meu mail pessoal, pelo Posto de Turismo de Montemor-o-Novo, dia 27 de Dezembro do corrente, a existencia de um erro que esta entidade juntamente com o Rancho Folclorico do Ciborro, gostaria de ver rectificada. Passo a citar o mail recebido: "No seguimento da noticia que saíu no Jornal Montemorense do mês de Dezembro, sobre a ida do Rancho Folclórico do Ciborro à Marinha Grande no dia 6/12/2008, gostariamos de esclarecer que o convite para a actuação foi feito unicamente ao Rancho do Ciborro. E de acordo com o que vem referido no jornal, o convite teria sido feito inicialmente ao Grupo Etnográfico de Montemor-o-Novo, que teria prescindido dele a favor do Rancho do Ciborro, informação esta que não é correcta porque os contactos foram feitos sómente com vosso grupo, do qual a D.Dilia foi a porta-voz. Assim, gostariamos que a informação fosse rectificada junto da colaboradora do Ciborro D. Maria Ernestina." A todos aqueles que seguem o percurso do RFC, e tendo sido eu a intermediária deste convite, pretendo com isto demonstrar que o RFC nao foi a segunda escolha do Posto de turismo de Montemor-o-Novo e lamentar as incorrectas informações constantes no jornal. Aproveito para apresentar o meu pedido de desculpa pessoal e em nome do RFC, ao Posto de Turismo, particularmente aqueles com quem tudo foi directamente tratado, voltando a afirmar que a informação nao partiu dos elementos do RFC. Dilia Bento

17 dezembro 2008

Festa de Natal 2008 - Centro Social e Paroquial do Ciborro

Mais uma actuação do RFC. Aqui ficam alguma fotos. Flávia e Mafalda Monica e Alexandra Durante o Hino Quadra do Bailarico Função Função Preparação dos Pares

08 dezembro 2008

FOTOS FESTA DE S. MARTINHO

As fotos tiradas pelo Bita e Barrancos, no dia 15 de Novembro pela festa de S. Martinho estao disponiveis no site www.ciborro.com. Para acesso directo clicar: http://www.ciborro.com/home/index.php?option=com_phocagallery&view=category&id=1&Itemid=7 Obrigado aos fotografos.

FUTURAS ACTUAÇOES

As próximas actuaçoes do RFC, são em festas privadas, no entanto aqui ficam as datas e locais. Dia 13/12 - Casa de Cultura e Recreio do Ciborro Dia 20/12 - São Geraldo

Actuação na Marinha Grande

O Rancho Folclorico do Ciborro deslocou-se no passado dia 06 de Dezembro à Marinha Grande. Uma viagem demorada e cansativa é verdade mas não foi isso que tirou aos presentes a garra de mostrar do que somos capazes. A verdade é que correu tudo muito bem, e "saimos em ombros". Agora é continuar e muitos parabéns.

22 outubro 2008

RANCHO FOLCLORICO DO CIBORRO

Ciborro, terra de alegria Rancho Folclórico já tem E agora para o destruir Não vai haver ninguém.
Não vai haver ninguém Que tenha tal capacidade Porque rancho igual ao nosso É sinal de grande vaidade.
Venha gente e mais gente Para poder ser observado Porque rancho como este Decerto será invejado.
Marcha ao inicio E tambem ao acabar Temos o fandango Que com todos vai arrasar.
Os nossos trajes são, De domingueiros e trabalhadores Temos dançarinos E também temos tocadores.
Se Deus quiser Todo o país iremos percorrer Iremos actuar bem E no fim agradecer.
Realizado por: Flávia Nunes

Serão de Outono - Montemor-o-Novo

No dia 18 de Outubro, decorreu no Pavilhão de Feiras e Exposições de Montemor-o-Novo,o evento Serão de Outono promovido pelo Rancho Folclórico Etnográfico Montemorense. Neste evento estiveram presentes 3 ranchos entre os quais o Rancho Foclórico do Ciborro. Nervosismo à parte a actuação correu bem. Esta teve a duração de 30 minutos e pela opinião geral parece ter agradado aos presentes. O RFC agradece:
O convite que nos foi feito, o apoio e a forma como os elementos do rancho anfitrião trataram o nosso pessoal.
Aos ciborrenses presentes nesta festa (e foram muitos), obrigado pelo apoio.
Aos ciborrenses presentes na hora da partida do Ciborro, uma visão que em tempos era habitual e agora reaparece. Obrigado.
Aos elementos do Rancho obrigado pelo trabalho e dedicação.
O RFC está de PARABÉNS!
Agora é tempo de não baixar os braços porque ainda temos muito trabalho pela frente. A próxima actuação será dia 15 de Novembro no salão da Casa de Cultura, pelas 22h.

13 outubro 2008

Nobre Ciborro

É nobre este nosso renascer!

Entre quadras e rodas

Que nos fazem estremecer

É nobre esta terra tão querida! Que entre trajes e cantes ; Invocamos como foi parida.

É nobre esta dignidade! Que nos persegue e dá alento; De nunca perder a vontade .

É nobre querer honrar as raizes! Ciborro, orgulho e inspiração nossa; Cantar-te e dançar-te faz-nos felizes!

Susana Garcia

22 setembro 2008

Funcionamento

O RFC é actualmente constituido por um grupo de cerca de 50 pessoas desde os 4 aos 80 anos. De momento dividimos o grupo em dois para ser possivel ensinar os mais jovens sem atrasar o trabalho dos mais velhos. Temos ensaios semanais aos sábados pelas 17h com os jovens de idades compreendidas entre os 4 e 13 anos. Quanto aos restantes elementos têm ensaios semanais intercalando os dias (ora sábado ora sexta), pelas 21h. É permitida a assistencia dos ensaios no primeiro ensaio de cada mês.